Cientista de Dados: o que faz, salário e como se tornar
Sistemas online e portais de pagamento capturam mais dados nas áreas de comércio eletrônico, medicina, finanças e todos os outros aspectos da vida humana. Temos dados de texto, áudio, vídeo e imagem disponíveis em grandes quantidades. O uso de dados vem levando a melhorias em várias áreas, como logística, marketing, finanças, gestão de recursos humanos e em setores altamente especializados, como o da robótica e pesquisa espacial. Em todas as etapas dos seus processos, ela utiliza algoritmos avançados de inteligência artificial, machine learning e deep learning, entre outras técnicas.
Inovar novos produtos e soluções
De acordo com uma pesquisa da Intera, HRtech de recrutamento digital, no primeiro semestre de 2021, houve um crescimento de 485% no número de vagas para profissionais na área de dados. Muitas vezes, há uma certa confusão em Ciência de dados: Inteligência Artificial se une à big data para criar modelos preditivos relação aos profissionais que fazem parte da área de dados. Para que você entenda qual a diferença entre cada tipo de profissional, vamos explicar as responsabilidades de um cientista, um engenheiro e um analista de dados.
Cientista de dados: o que faz, quanto ganha e qual a formação
Elas também configuram um inventário de peças de reposição comuns que precisam ser substituídas com frequência para que os caminhões possam ser reparados mais rapidamente. Voltando ao exemplo de reserva de voo, a análise prescritiva pode analisar campanhas de marketing históricas para maximizar a vantagem do próximo pico de reservas. Um cientista de dados pode projetar resultados de reservas para diferentes níveis de gastos de marketing em vários canais de marketing. Essas previsões de dados dariam à empresa de reservas de voos mais confiança para tomar suas decisões de marketing. É altamente desejável ter familiaridade com machine learning e técnicas de aprendizado de máquina, o que implica conhecer algoritmos usados para regressão, classificação e clustering.
Ferramentas de colaboração
- Escolha uma interface do usuário baseada em projeto que incentive a colaboração.
- Também é possível fazer uma especialização na área, principalmente para os alunos que têm graduação em disciplinas correlatas, como Ciência da Computação, Engenharia de Software ou Matemática.
- Como o acesso aos dados deve ser concedido por um administrador de TI, os cientistas de dados costumam esperar muito tempo pelos dados e pelos recursos necessários para analisá-los.
Isso significa que há oportunidade para profissionais de diferentes localidades. A descentralização oferece oportunidade a pessoas que moram fora de grandes centros urbanos e permite um custo de vida mais baixo do que o padrão desses locais. Por ser um profissional de alto valor para as empresas, os salários, mesmo de cargos juniores, tendem a ser mais altos que se outras formações. De acordo com a Exame, a faixa salarial para iniciantes é de R$3.500,00 a R$7.200,00. Para quem é fluente em inglês, existe também a possibilidade de estudar pelo Coursera ou a Udemy, onde instituições de ensino renomadas mundialmente oferecem cursos abertos. Para a graduação, os cursos mais conhecidos são na USP, Mackenzie, Anhanguera, Estácio, UFRJ e Anhembi Morumbi.
Análise preditiva
Python e R são escolhas comuns em razão da sua versatilidade em processos de análise de dados. Alguns optam por aprimorar suas credenciais acadêmicas com pós-graduação em ciência de dados ou áreas afins. O próprio nível de complexidade das ferramentas usadas por um cientista de dados aponta para a necessidade de uma base de formação sólida.
Gestão de marketing: o que é, como planejar e pôr em prática nas empresas?
Então, por exemplo, enquanto a inteligência artificial funciona como a interface com o consumidor, o cientista de dados organiza e determina a utilização desses recursos em planejamentos futuros. Nesse sentido, a inteligência artificial pode ser automatizada para tornar as ações em diferentes indústrias mais efetivas. Entre as capacidades da tecnologia estão verificação de sistemas recorrentes, chatbots, algoritmos de classificação e categorização de dados. Por exemplo, para https://www.fm105.com.br/ciencia-de-dados-inteligencia-artificial-se-une-a-big-data-para-criar-modelos-preditivos/ pessoas que atuam no mercado financeiro é importante ter em mente os dados sobre o histórico de desempenho de diferentes produtos. Ao mesmo tempo, essas pessoas utilizam os conhecimentos não como regra mas como mapa de tendências que podem ser diretrizes para sua atuação profissional. A computação em nuvem amplia a ciência de dados fornecendo acesso a capacidade adicional de processamento, armazenamento e outras ferramentas necessárias para projetos de ciência de dados.
Exemplo real de análise exploratória
- Ele remove gargalos no fluxo de trabalho, simplificando o gerenciamento e incorporando as melhores práticas.
- Esses insights podem ser usados para orientar a tomada de decisões e o planejamento estratégico.
- As pessoas geram muitos dados que são úteis para empresas e cientistas de dados em suas aplicações.
- A exploração de dados é uma análise de dados preliminar que é usada para planejar outras estratégias de modelagem de dados.
Mas com esse advento cada vez mais forte seja da linguagem Python, Machine Learning, Redes Neurais etc, acabou sendo cunhado alguns termos que o mundo do mercado pegou. O que me lembram um pouco o cursinho de inglês que a gente faz quando é criança, você vai lá de segunda e quarta ou de terça e quinta, não é simplesmente vai quando você quer, no horário que for, e ponto final. Ter um ritmo faz você manter aquele trabalho a médio-longo prazo, então a gente vê uma correlação entre você ter ritmo com um objetivo a médio-longo prazo de concluir diversos estudos.
No Comments